Estudos Clínicos
Estudos Clínicos da Novartis

Na Novartis realizamos estudos clínicos ao redor do mundo em linha com nosso compromisso com pacientes e cuidadores
Pensar no paciente é estar constantemente em busca de novas soluções, investindo em pesquisas que podem prolongar e melhorar a qualidade da vida de milhares de pessoas. Para isso, os pesquisadores da Novartis estão sempre alerta, investigando todo sinal que surge no segmento, e indo atrás de novas descobertas. Com uma estratégia de Pesquisa & Desenvolvimento guiada pela inovação, investimos em nível global de 19% a 20% do faturamento bruto em pesquisa, alinhados com nosso compromisso com os pacientes e cuidadores.
Estudos clínicos são pesquisas destinadas a responder perguntas científicas e encontrar melhores maneiras de tratar ou prevenir doenças. Eles são fundamentais para o desenvolvimento de medicamentos e terapias inovadoras que tratam e previnem doenças.
Eles são realizados para determinar se um novo tratamento é seguro. Tais estudos são possíveis porque os voluntários (pessoas saudáveis e pacientes) concordam em participar e experimentar novos medicamentos e terapias.
Os medicamentos testados em estudos clínicos podem ser:
- Estudos de tratamentos ainda não aprovados pelas autoridades de saúde, em fase de pré-lançamento.
- Estudo de medicamentos atualmente disponíveis para venda e sendo testados para melhorar as formulações existentes, ampliar o uso ou avaliar seu potencial em outras doenças.

Alguns motivos pelos quais as pessoas escolhem participar do estudo são:
- desempenhar um papel mais ativo em seu próprio cuidado com a saúde
- ter a possibilidade de acesso a novos tratamentos antes que eles estejam disponíveis ao público em geral
- ajudar outras pessoas contribuindo com pesquisas médicas que encontram tratamentos novos ou melhores para pessoas com doenças e enfermidades
Saiba Mais sobre Nossos Estudos Clínicos no site Global da Novartis.

Os estudos científicos no mercado farmacêutico são realizados em quatro fases:
- Fase I - testam um medicamento, vacina ou dispositivo experimental em um pequeno grupo de pessoas para avaliar a segurança, identificar efeitos adversos e determinar doses seguras.
- Fase II - envolvem grupos maiores de pessoas e avaliam se um tratamento experimental é seguro e se funciona. Essa fase pode durar vários anos.
- Fase III - são geralmente grandes estudos comparando o medicamento ou a vacina experimental a um placebo ou tratamento padrão, para avaliar se o medicamento funciona e coletar informações para permitir seu uso seguro.
- Fase IV - são realizados assim que o medicamento chega ao mercado, para fornecer informações adicionais sobre o melhor uso do medicamento.

Todos os nossos estudos são gerenciados globalmente, em conformidade com as diretrizes internacionais projetadas para proteger os direitos e a segurança dos pacientes, além de serem aprovados pelas autoridades reguladoras nacionais e ou regionais, bem como por comitês locais independentes de ética ou conselhos institucionais nos países onde o estudo é realizado. Esses comitês de ética são compostos por médicos, cientistas, advogados, pesquisadores e membros da comunidade científica formalmente designados para revisar e monitorar todas as pesquisas envolvendo seres humanos. O objetivo desse comitê de ética é garantir que os riscos para os participantes dos estudos sejam gerenciados com responsabilidade e a relação risco-benefício seja a mais favorável possível.
Compartilhamento de resultados de estudos clínicos da Novartis
Na Novartis nos dedicamos a compartilhar os resultados de estudos clínicos com pacientes e o público globalmente. Para obter uma visão geral de nossos compromissos com a transparência dos dados de estudos clínicos acesse o site