Parceria: Novartis e consórcio de empresas de ciências da vida disponibilizam expertise e ativos na luta contra a pandemia do COVID-19, com a Fundação Bill & Melinda Gates

Basel, 26 de março de 2020

Hoje, a Novartis e um consórcio de empresas de ciências da vida anunciaram uma colaboração importante para acelerar o desenvolvimento, a fabricação e a entrega de vacinas, diagnósticos e tratamentos para o COVID-19, em resposta à pandemia. O setor traz uma variedade de ativos, recursos e conhecimentos necessários para identificar soluções eficazes e escalonáveis para a pandemia que está afetando bilhões em todo o mundo. Os efeitos nos sistemas de saúde, economias e meios de subsistência são significativos, e a resposta eficaz requer uma colaboração sem precedentes entre governo, academia, setor privado e filantropia.

Como co-presidente de um consórcio de empresas de ciências da vida com sede em três continentes, Vas Narasimhan, CEO da Novartis, disse: “Sentimos uma profunda responsabilidade compartilhada em verificar se há áreas específicas em que a colaboração entre o setor de ciências da vida e a Bill & Melinda Gates Foundation pode acelerar soluções para essa pandemia. Além das contribuições individuais que as empresas já estão fazendo, a ação coletiva é fundamental para garantir que estudos promissores sobre vacinas, medicamentos e diagnósticos sejam rapidamente escalados para as pessoas ao redor do mundo afetadas por essa pandemia”.

Testes de medicamentos existentes, testes diagnósticos, compostos e vacinas em investigação começaram em todo o mundo para identificar intervenções para retardar ou encerrar a pandemia. Os produtos que demonstrarem eficácia exigirão estudos clínicos e escalabilidade de fabricação e distribuição. Áreas nas quais o setor de ciências da vida tem uma vasta experiência no gerenciamento de produtos que atingem bilhões de pessoas todos os dias.

Mark Suzman, diretor executivo da Bill & Melinda Gates Foundation, disse: “Sabemos que o setor privado é onde estão as habilidades técnicas, desde a descoberta até os ensaios clínicos e o know-how em comercialização. Procuramos aproveitar esse conhecimento e experiência, combiná-lo sempre que possível, para nos conectar com os reguladores nacionais e a Organização Mundial da Saúde para ver se podemos ajudar a achatar a curva dessa pandemia e garantir que os resultados cheguem a todos ao redor do mundo, particularmente aqueles em maior risco e os mais pobres”.

Após uma teleconferência com a liderança da fundação, no início deste mês, as empresas estão trabalhando para identificar ações concretas que acelerarão tratamentos, vacinas e diagnósticos em campo. Como primeira etapa, 15 empresas concordaram em compartilhar suas bibliotecas proprietárias de compostos moleculares que já possuem algum grau de dados de segurança e atividade - com o COVID-19 Therapeutics Accelerator - lançado pela Bill & Melinda Gates Foundation, Wellcome e Mastercard duas semanas atrás - para rapidamente rastreá-los quanto ao potencial contra o COVID-19. Resultados bem-sucedidos se transformariam rapidamente para testes in vivo em menos de dois meses.

"Este é um começo encorajador em uma área crítica, porque se algum desses compostos for eficaz contra o COVID-19, ele acelera drasticamente o caminho para a aprovação do produto e aumenta sua escala", disse Suzman. “Embora cada um dos parceiros também busque outros esforços em parceria com governos nacionais e outros parceiros, é um ótimo exemplo do por que estamos otimistas de que essa colaboração sem precedentes forneça uma plataforma para um tipo de parceria diferente para ajudar a resolver essa emergência de saúde global”.

As empresas participantes da colaboração incluem:
BD, Boehringer Ingelheim, bioMerieux, Eisai, Eli Lilly, Gilead, GSK, J&J, Merck (MSD), Merck (Merck KGaA), Novartis, Pfizer, Sanofi.