
- TwitterTweet
- FacebookShare
- Share
- Jump to Comments
Ambiente de saúde digital ganha força com o Novartis Biome
Uma revolução na saúde digital está acontecendo. Tecnologias que vão desde sensores vestíveis que coletam dados fisiológicos até algoritmos que predizem quem desenvolverá uma doença estão surgindo rapidamente. Muitas dessas tecnologias, provenientes de um ecossistema crescente de inovadores digitais, investidores e outros empreendedores voltados para o futuro, poderiam mudar a maneira como as empresas farmacêuticas descobrem, desenvolvem e disponibilizam medicamentos, possibilitando proporcionar às pessoas tratamentos de uma forma mais rápida e com menor custo.
Mas as invenções digitais promissoras muitas vezes não impactam em nossa saúde devido a uma lacuna nesse ecossistema. As novas tecnologias que vem surgindo geralmente não são apoiadas e delineadas pelas empresas que realmente podem aproveitá-las. Aí é que entra o Novartis Biome, um laboratório de inovação digital e de inúmeras iniciativas de inovação aberta.
“A ideia é impulsionar o ecossistema da tecnologia em saúde e possibilitar que trabalhem junto à Novartis”, diz Robin Roberts, chefe de inovação e estratégia e um dos cofundadores do Novartis Biome. “A grande maioria das tecnologias revolucionárias não virá das grandes empresas farmacêuticas. Mas podemos nos engajar e trabalhar com startups e inovadores, e juntos fazer algo ousado, sustentável e escalonável.”
O Novartis Biome conecta-se com inovadores externos de várias maneiras, incluindo o lançamento de desafios por meio de uma iniciativa chamada HealthX World Series. Assim, busca ativamente novas tecnologias e aproveita uma grande rede de network. Os inovadores que participam do programa trabalham com mentores da Novartis que identificam uma aplicação potencial da tecnologia deles na empresa. Juntos, é possível projetar e executar um estudo de validação para testar o conceito. Por fim, a Novartis tem a opção de investir na tecnologia depois de avaliar os resultados.
O Novartis Biome oferece espaço de trabalho, orientação e recursos de última geração, exatamente o que as startups esperam das incubadoras. Mas também traz uma importante mudança para os inovadores em saúde digital: eles têm a oportunidade de usar os vastos conjuntos de dados da Novartis em estudos de validação que podem ser executados em ambientes clínicos reais para moldar e projetar os estudos de comprovação do conceito. Uma oportunidade curricular de 12 meses, adaptada às necessidades de crescimento do inovador, também é oferecida às empresas participantes para ajudar a promover suas ideias e soluções.
“Outro grande diferencial é que não exigimos que os empreendedores nos dêem uma cota acionária de suas empresas para participar”, diz Mohanad Fors, chefe e cofundador do Novartis Biome.
O Novartis Biome promete acelerar a evolução digital da Novartis e promover avanços tecnológicos na saúde em geral. Embora a Novartis já tenha feito progressos em colaborações com startups e inovadores digitais, essas alianças foram apenas esporádicas. O Novartis Biome visa ampliar e coordenar esforços para aproveitar alguns dos melhores cérebros da área digital, dentro e fora da Novartis, complementando e aprimorando o progresso feito por cientistas de dados e inovadores em saúde.
Fonte: Novartis. Digital health ecosystem gets a boost with the Novartis Biome. Disponível em https://www.novartis.com/stories/discovery/digital-health-ecosystem-gets-boost-novartis-biome. Acesso em Agosto de 2019.