
- TwitterTweet
- FacebookShare
- Share
- Jump to Comments
Dia do Dermatologista
O cuidado da pele por quem vem fazendo a diferença na área!
Confira cinco profissionais que contribuíram com importantes marcos na Dermatologia
O dia 5 de fevereiro é marcado pela celebração ao Dia do Dermatologista, ocasião para parabenizar estes profissionais que atuam no compromisso diário na saúde da nossa pele. Atualmente, o Brasil conta com mais de 11 mil profissionais dermatologistas, segundo o Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), que atuam no diagnóstico, tratamento e prevenção de mais de 3 mil doenças de pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas que afetam crianças, adultos e idosos.1
Para comemorar a data e homenagear estes importantes profissionais, conversamos com dermatologistas brasileiros que nos indicaram grandes nomes da Dermatologia. Conheça alguns dos médicos que fizeram e vem fazendo a diferença na área.
Cinco profissionais que contribuíram com importantes marcos na Dermatologia
- Dr. Sulamita Chaibub (indicação da dermatologista Dr. Jaquelini Barboza)
A Dr. Sulamita Chaibub é uma dermatologista brasileira que, em 2009, diagnosticou o primeiro paciente com Xeroderma Pigmentoso no distrito de Araras, no município de Faina, em Goiás - identificando posteriormente um povoado inteiro com alto índice de pacientes com a doença. “Além de iniciar o tratamento para esta população, esta importante descoberta abriu portas para pesquisa nesta doença tão rara, genética e grave”, explica Dra. Jaquelini Barboza. - Dr. Juliano Moreira (indicação do dermatologista Dr. Gleison Duarte)
Falecido em 1933, Dr. Juliano Moreira teve sua formação em Psiquiatria, mas sua atuação na medicina também fez a diferença na Dermatologia, como eminente tropicalista. “O Dr. Juliano contribuiu fortemente com a área ao conduzir estudos sobre a leishmaniose tegumentar, hanseníase e micetomas2”, conta Dr. Gleison Duarte. - Dr. James Krueger (indicação da dermatologista Dr. Jaquelini Barboza)
Grande pesquisador em Dermatologia, fortemente reconhecido pelos seus feitos à área. “Sua intensa pesquisa em imunologia, focada em inflamação cutânea e mecanismos autoimunes na pele abriu portas para a grande transformação no tratamento dos pacientes com Psoríase que norteia a prática clínica atual3”, comenta Dra. Jaquelini Barboza. - Prof. Sebastião Sampaio (indicação do dermatologista Dr. Ricardo Romiti)
Sua atuação na Medicina deixou marcos relevantes e um legado de destaque na dermatologia, contribuindo na formação de inúmeros profissionais na especialidade no Brasil e em outros países. “Falecido em 2008, o Prof. Sampaio também contribuiu sendo um respeitável autor do Tratado de Dermatologia, obra que reflete os importantes avanços da área”, complementa Dr. Ricardo Romiti. - Dr. Francisco Eduardo Rabello (indicação do dermatologista Dr. Paulo Oldani)
Falecido em 1989, Dr. Francisco se destacou como professor, grande estudioso e entusiasta da Dermatologia no país. “Sua contribuição para a área se deu de diversas maneiras, mas com destaque à autoria de trabalhos científicos, como a Nomina Dermatológica, estudando também a imunopatologia da hanseníase”, conta Dr. Paulo Oldani.
Referências:
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/sobre-a-dermatologia/o-que-e-dermato.... Acesso em 28/01/2020.
2. Academia Nacional de Medicina. Disponível em: http://www.anm.org.br/conteudo_view.asp?id=516. Acesso em 28/01/2020.
3. The Rockefeller University. Disponível em: ttps://www.rockefeller.edu/our-scientists/heads-of-laboratories/1199-james-g-kr.... Acesso em 28/01/2020.
Aprovação interna: BR-08193