Biome e epHealth testam gamificação com agentes comunitários de saúde para acelerar diagnóstico de câncer de mama
No mês mais representativo na conscientização sobre o câncer, outubro também é o mês de grandes parcerias a fim de levar mais informação sobre um dos tipos da doença que mais mata mulheres no Brasil, o câncer de mama.¹
A Biome, primeiro hub de inovação da Novartis na América Latina, acaba de firmar uma parceria com a epHealth, startup de tecnologia que fomenta a formação de agentes comunitários de saúde, para acelerar o diagnóstico de câncer de mama no Brasil.
“Mesmo com todos os esforços hoje existentes, cerca de 35% das mulheres no Brasil descobrem o câncer de mama já avançado.¹ Por isso, estamos usando a força da Biome como uma ponte entre a indústria e o ecossistema digital, para que juntos possamos cocriar novas soluções para mudar esse cenário de maneira ágil e escalável, com potencial transformador para a jornada dessas pacientes”, explica Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil.
Juntas, as empresas testarão novas formas de levar informação sobre o câncer de mama para a população, por meio de gamificação no aplicativo e redes sociais, desenvolvidos pela própria startup, inclusive por e-mail, aumentando as chances do diagnóstico precoce.
O projeto abrange cerca de 4 mil cidades em todas as regiões do país e 19 mil agentes comunitários cadastrados na epHealth. Essa rede de interação terá um alcance importante na conscientização sobre a doença, já que cada agente atende cerca de 500 pessoas, totalizando mais de 9,5 milhões de pessoas potencialmente impactadas.
"A tecnologia permite escalar uma mensagem de maneira exponencial comparada à modelos tradicionais de conteúdo em saúde. Isso é muito rico, pois conteúdos em saúde que eram restritos a grandes centros, hoje podem chegar com a alta qualidade até mesmo nos locais mais distantes, algo essencial em um país como o Brasil onde 94% das cidades (5.261 das 5.570) tem menos de 100 mil habitantes", explica Pedro Marton Pereira, CEO da epHealth. "Essa parceria com a Biome é altamente disruptiva, e nos motiva muito já ver resultados imediatos impactando profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, por todos os cantos do país."
Para se conectar com a Biome Brasil acesse: https://saude.novartis.com.br/biomebrasil/
Referências: 1.Instituto Oncoguia. Mais de 35% descobriram câncer de mama já avançado, mostra estudo. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/mobile/conteudo/mais-de-35-descobriram-cancer.... Acesso em 8 de outubro de 2021.