Veja aqui esclarecimentos para as dúvidas mais comuns durante a pandemia de Covid-19.

Atenção: Este é um documento vivo dada a dinamicidade do cenário atual. Updates serão feitos em nosso site especial sobre Covid-19. Em caso de dúvidas, procure nosso atendimento ao cliente ou nosso atendimento à imprensa.

PREVENÇÃO NA NOVARTIS

1. Qual é o planejamento para amenizar os riscos aos funcionários da Novartis no Brasil?

A partir do dia 18 de março de 2020, todos os colaboradores alocados no site Santo Amaro e no Campo e administrativos das fábricas de Cambé e Butantã, estão obrigatoriamente em home office. Essa medida, válida inicialmente até o dia 11 de abril, não abrange colaboradores que pela natureza da função não conseguem realizar trabalhos remotamente.

2. Qual o protocolo da empresa em caso de suspeita e/ou confirmação de contaminação por colaborador?

Um colaborador com suspeita ou positivado para coronavírus (COVID-19) deve informar imediatamente a situação à medicina do trabalho pelo e-mail: [email protected]. Após comunicação, receberá orientações específicas que variam de acordo com sua condição e avaliação médica.

3. Há alguma forma de contato para tirar dúvidas da sociedade em geral?

Para pacientes e a sociedade, em geral, contatos podem ser encontrados aqui: https://www.novartis.com/br-pt/usa-algum-de-nossos-medicamentos-saiba-noticias.

4. Algum dos medicamentos da Novartis pode me colocar em risco?

Pelo que se sabe até o momento, de acordo com o CDC-USA e autoridades locais, alguns grupos de pessoas devem redobrar seus cuidados, são eles2:

  • Idosos
  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Pessoas com problemas no coração
  • Asmáticos
  • Doentes renais
  • Fumantes, que têm o pulmão mais prejudicado por causa do cigarro.

Todo tratamento terapêutico tem seus benefícios e riscos, administrados pelo seu médico. Sendo assim, converse com seu médico e avaliem, em conjunto, a melhor solução para seu caso. Além disso, para mais informações, acesse: https://www.novartis.com.br/usa-algum-de-nossos-medicamentos-saiba-noticias.

5. Algum remédio pode ter efeitos colaterais potencializados?

Não há informação médica suficiente para afirmar ou refutar essa informação. Converse com seu médico e avaliem, em conjunto, a melhor solução para seu caso.

6. Caso eu contraia o coronavírus (COVID-19), posso continuar tomando o remédio?

Não há informação médica suficiente para afirmar ou refutar essa informação. Converse com seu médico e avaliem, em conjunto, a melhor solução para seu caso.

7. Existe uma vacina para prevenir o COVID-19?

Neste momento não há vacina para COVID-19. Os esforços estão em andamento e nos estágios iniciais (pré-clínicos) de pesquisa para desenvolver uma vacina contra a doença. Os testes em humanos só começarão quando os testes pré-clínicos para segurança e eficácia forem concluídos.

TRABALHANDO EM CASA

8. Se o escritório fechar, os inquilinos poderão continuar a trabalhar de lá?

O site Santo Amaro está aberto, porém a diretriz da Novartis é que os funcionários e inquilinos trabalhem em home office pelo período de 18 de março a 11 de abril (prazo que pode ser estendido).

VIAGENS DE COLABORADORES

9. As viagens nacionais estão liberadas ou tem alguma restrição? Mesmo as terrestres?

A diretriz sobre viagens foi atualizada no dia 13 de março, com as seguintes determinações:

  • Viagens internacionais: estão restritas quaisquer viagens de negócios, independentemente do país. Caso de exceções exigem a aprovação do ECN-1 (Heads regionais da Lacan).
  • Viagens nacionais: viagens áreas dentro do território nacional exigem aprovação do CLT. Essa diretriz é válida para TODAS as divisões e áreas funcionais do Grupo Novartis Brasil.
  • Todas viagens, inclusive já agendadas e futuras, precisam de validação e aprovação.

10. O que acontecerá com os colaboradores e seus familiares que estão fora do país?

Dependendo da situação no país anfitrião, e/ou quando aconselhado por seu país de cidadania, e de acordo com a equipe Global, a Novartis pode transferir colaboradores e familiares de volta para casa, se solicitado.

ORIENTAÇÃO SOBRE EVENTOS OU REUNIÕES

11. Com Eventos e congressos cancelados, como a empresa vai agir com os terceiros contratados?

Diante das incertezas do cenário atual, gostaríamos de reforçar o nosso compromisso com nossos parceiros. Uma das prioridades da Novartis é a saúde e a segurança dos nossos colaboradores, parceiros, pacientes e clientes. Seguindo as orientações das autoridades nacionais, a Novartis suspendeu eventos e congressos. Valorizamos e respeitamos o trabalho de nossos parceiros e as contratações realizadas para serviços suspensos serão avaliadas individualmente, com colaboração e empatia.

ORIENTAÇÕES PARA COLABORADORES DA FÁBRICA

12. As fábricas vão adotar horários flexíveis para evitar contato?

Os horários da produção seguem sem alterações. No entanto, não terá sobreposição de turnos para evitar aglomeração das equipes. Estamos avaliando alternativas para que colaboradores, em especial daqueles que tenham filhos que não poderão ir à escola.

13. Como a Novartis irá proteger os colaboradores da fábrica?

Para melhor suportar os colaboradores que permanecerão no site, o serviço de ambulatório médico e a presença do Médico do Trabalho permanecem inalterados. Há também um programa global de distribuição de máscaras de proteção para aqueles colaboradores que não a utilizam no dia a dia.

14. Há alguma medida adicional para evitar a transmissão na fábrica?

Para seguir as orientações de saúde e segurança, as áreas de convivência estarão fechadas.

15. Se algum colaborador das fábricas for diagnosticado, qual medida a empresa tomará para garantir a segurança e saúde dos demais colaboradores?

Um colaborador com suspeita ou positivado para coronavírus (COVID-19) deve informar imediatamente a situação à medicina do trabalho pelo e-mail: [email protected]. Após comunicação, ele e sua equipe receberão orientações específicas que variam de acordo com sua condição e avaliação médica.

ORIENTAÇÕES PARA EQUIPES DE CAMPO

16. Qual a diretriz para os profissionais do Campo?

Recomendamos que limite o contato pessoal com profissionais de saúde (HCPs). A única exceção são as reuniões críticas de negócios que precisam ocorrer para garantir a continuidade do fornecimento de nossos medicamentos ou atendimento em um cenário de ensaio clínico, onde nenhuma alternativa viável a uma reunião presencial está disponível.

A Novartis fornece uma variedade de ferramentas virtuais que nos permitem trabalhar remotamente e oferecer suporte à colaboração virtual.

OPERAÇÃO DAS FÁBRICAS

17. Há risco de falta de insumos importados para produção dos medicamentos?

A Novartis tem monitorado de perto a situação global e local da pandemia. A companhia continua entregando seus medicamentos a pacientes e prestadores de serviços de saúde em todo o mundo e não antecipa interrupções na cadeia de suprimentos no momento, dadas as fortes medidas de mitigação e os níveis de estoque.

Especificamente no Brasil, a Novartis está acompanhando os estoques de insumos, bem como o volume de medicamentos, e ambos apresentam estoques saudáveis, portanto não há risco de desabastecimento no momento. A empresa seguirá monitorando a extensão da crise em virtude do Coronavírus e reavaliando os estoques, além da elaboração de um plano de contingência para evitar interrupções da importação.

18. Qual é a dependência da Novartis Brasil de outras subsidiárias?

Além das fábricas no Brasil, a Novartis também tem unidades de produção em outros países, como China, Itália e na Índia. A empresa ativou planos de mitigação para garantir o fornecimento contínuo de medicamentos e operações. Portanto, apesar da crise do coronavírus, as fábricas seguem em operação e não preveem a suspensão das atividades.

19. Como a pandemia vai impactar os volumes de fabricação e de vendas?

As fábricas adotaram medidas preventivas para garantir a segurança dos colaboradores e seguem operando normalmente.

20. Haverá desabastecimento de medicamentos? Se sim, quais e qual prazo para normalizar?

Atualmente os estoques de produtos estão saudáveis e não há previsão de desabastecimento.

21. Existe algum risco de contaminação dos medicamentos no manuseio e distribuição sob a responsabilidade da Novartis?

Não há risco de contaminação no manuseio ou distribuição. A Novartis, por princípio, sempre adotou as mais rigorosas medidas de higienização nas áreas produtivas e na cadeia de distribuição. Além disso, essas iniciativas foram reforçadas recentemente.

22. Quanto tempo o COVID-19 pode sobreviver em superfícies?

Atualmente, não há dados específicos que confirmem quanto tempo o vírus causador do COVID-19 sobrevive nas superfícies. Estudos sugerem que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus COVID-19) podem persistir em superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar em condições diferentes (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente). Se você acha que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com desinfetante para matar o vírus e proteger a si mesmo e a outros. Limpe as mãos com uma massagem nas mãos à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar seus olhos, boca ou nariz.

23. Como a Novartis está lidando com os riscos de logística, tanto na importação, como na distribuição?

A Novartis segue com a operação de logística e há um plano de contingência com alternativas para garantir o abastecimento em todo território nacional, seja por via áreas ou terrestres.

24. Posso continuar a prescrever remédio da Novartis para meus pacientes? Não vai faltar na farmácia?

Sim, pode prescrever. Não há previsão de desabastecimento.

ENSAIOS CLÍNICOS

25. Quais medidas a Novartis tomou para gerenciar riscos e estar preparada para possíveis interrupções de estudos clínicos?

A Novartis está avaliando de perto a situação e estamos preparados para lidar com quaisquer interrupções de forma coordenada.

Estamos realizando uma avaliação estudo por estudo para impacto em cronogramas, start-up e recrutamento e estamos investigando possíveis atividades de mitigação.)

26. É provável que alguma submissão regulatória seja adiada?

Neste momento, não antecipamos quaisquer atrasos para submissões regulatórias, mas estamos monitorando a situação cuidadosamente e continuaremos a divulgar informações de acordo com as nossas políticas.

NÉGOCIOS NO BRASIL

27. Como a Novartis assegurará a continuidade das suas atividades, no mundo e no Brasil?

A Novartis tem monitorado de perto a situação global e local da pandemia. A companhia continua entregando seus medicamentos a pacientes e prestadores de serviços de saúde em todo o mundo e não antecipa interrupções na cadeia de suprimentos no momento, dadas as fortes medidas de mitigação e os níveis de estoque.

Especificamente no Brasil, a Novartis está acompanhando os estoques de insumos, bem como o volume de medicamentos, e ambos apresentam estoques saudáveis, portanto não há risco de desabastecimento. A empresa seguirá monitorando a extensão da crise em virtude do Coronavírus e reavaliando os estoques, além da elaboração de um plano de contingência para evitar interrupções da importação.

28. A Novartis aumentará o preço dos medicamentos no Brasil?

A Novartis tem monitorado de perto a situação global da pandemia e uma das principais preocupações da empresa é a saúde e a segurança dos pacientes. Sendo assim, a Novartis anunciou globalmente que a Sandoz, divisão de genéricos e biossimilares do Grupo, se comprometeu a manter os preços estáveis para uma cesta de medicamentos essenciais que podem ajudar no tratamento de casos de Coronavírus, especificamente antivirais e antibióticos que podem ajudar no combate à pneumonia. Essa medida também se aplica ao Brasil.

No Brasil, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), vinculada à Anvisa, é o órgão responsável pela precificação de medicamentos e, como previsto em lei, o reajuste do preço máximo dos fármacos é realizado anualmente em abril. Trata-se de uma definição técnica dos órgãos competentes.

CONTRIBUIÇÃO DA NOVARTIS

29. Como a Novartis tem colaborado com as autoridades na questão do COVID-19? Globalmente e no Brasil?

A Novartis anunciou a criação de um fundo global para apoiar comunidades em todo o mundo impactadas pela pandemia do COVID-19, bem como a decisão da empresa de se juntar a duas iniciativas principais de P&D entre setores.

O Novartis COVID-19 Response Fund fornecerá US$ 20 milhões em doações para apoiar iniciativas de saúde pública projetadas para ajudar as comunidades a gerenciar os desafios impostos pela pandemia. A empresa estabeleceu um processo acelerado de revisão global que permitirá rápida aprovação e desembolso de subsídios individuais de até US$ 1 milhão.

O fundo procurará fornecer subsídios financeiros para iniciativas focadas, mas não limitadas, às seguintes áreas: fortalecimento da infraestrutura e medicamento; estabelecimento de plataformas digitais para coleta de dados e criação de novos ou aprimorando de programas de saúde comunitária.

A Novartis também iniciou novos esforços de pesquisa colaborativa, como o COVID-19 Therapeutics Accelerator, coordenado pela Fundação Bill & Melinda Gates Foundation, Wellcome e Mastercard, além de uma parceria dirigida pelo COVID-19 organizada pela Innovative Medicines Initiative (IMI). Ambas são colaborações intersetoriais para programas de pesquisa coordenados, com o objetivo de levar as moléculas mais promissoras adiante rapidamente, sem barreiras organizacionais.

A Novartis está contribuindo disponibilizando vários compostos de suas bibliotecas que são considerados adequados para testes antivirais in vitro. Além disso, a empresa está avaliando rapidamente outros produtos existentes para verificar se algum deles pode ser utilizado além das indicações aprovadas em resposta à pandemia.

Nosso negócio de genéricos, a Sandoz, se comprometeu a manter os preços estáveis para uma gama de medicamentos essenciais que podem ajudar no tratamento de casos de Coronavírus. Especificamente: antivirais e antibióticos para o combate à pneumonia, no Brasil, o preço é regulado e não pode sofrer alterações sem prévia autorização do governo.

30. Existe algum remédio que pode ajudar na prevenção?

Até o momento, não há informações oficiais sobre medicamentos que auxiliem na prevenção de coronavírus (COVID-19).

31. Quantos recursos financeiros foram alocados pela Novartis para a pesquisa sobre o COVID-19?

O Novartis COVID-19 Response Fund fornecerá US$ 20 milhões em doações para apoiar iniciativas de saúde pública projetadas para ajudar as comunidades a gerenciar os desafios impostos pela pandemia. A empresa estabeleceu um processo acelerado de revisão global que permitirá rápida aprovação e desembolso de subsídios individuais de até US $ 1 milhão. O fundo está aberto para conceder solicitações que serão processadas pelas afiliadas da Novartis nos países.

32. Há algum esquema especial de priorização de apoio e manutenção de medicamentos por parte da Novartis para grupos mais vulneráveis, como os idosos?

A Novartis está acompanhando os estoques de insumos, bem como o volume de medicamentos, e ambos apresentam estoques saudáveis, portanto não há risco de desabastecimento. A empresa seguirá monitorando a extensão da crise em virtude do Coronavírus e reavaliando os estoques, além da elaboração de um plano de contingência para evitar interrupções da importação.

33. Como a Novartis está lidando com a pandemia em outros países?

A Novartis tem monitorado de perto a situação global da pandemia. A principal preocupação da empresa tem sido a saúde e a segurança de associados e pacientes em todo o mundo. A Novartis continua entregando seus medicamentos a pacientes e prestadores de serviços de saúde em todo o mundo e não antecipa interrupções na cadeia de suprimentos no momento, dadas as fortes medidas de mitigação e os níveis de estoque. A empresa também ativou planos de mitigação para garantir o fornecimento contínuo de medicamentos e operações tranquilas para seus mais de 500 estudos clínicos. Como parte de seus esforços para proteger a saúde dos funcionários, a partir do dia 16 de março de 2020, todos os colaboradores da Novartis na Europa, EUA e Canadá devem trabalhar em casa, com exceção dos que trabalham em laboratórios, fábricas e no campo.

No início deste mês, a Sandoz, a divisão de genéricos e biossimilares da empresa, foi a primeira empresa a se comprometer a manter os preços estáveis para uma cesta de medicamentos essenciais que podem ajudar no tratamento de casos de coronavírus (COVID-19), especificamente antivirais para reduzir a impacto do coronavírus (COVID-19) e antibióticos no combate à pneumonia. No Brasil, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), vinculada à Anvisa, é o órgão responsável pela precificação de medicamentos e, como previsto em lei, o reajuste do preço máximo dos fármacos é realizado anualmente em abril. Trata-se de uma decisão dos órgãos competentes considerando diversas variáveis e não uma iniciativa da indústria farmacêutica.

TECNOLOGIA

34. Como devo higienizar meus computadores e celulares?

Use os seguintes produtos para limpar seu computador com segurança: Lenços descartáveis com concentração máxima de 0,3% de cloreto de benzalcônio, produtos de limpeza sem álcool, solução de água e sabão neutro, pano de limpeza de microfibra seco (flanela de microfibra) ou toalhas de pano isentos de estática.

Limpe cuidadosamente a tela usando um pano macio e sem fiapos umedecido com um produto de limpeza sem álcool. Certifique-se de que a tela esteja seca antes de fechar o computador. Para limpar as laterais ou a tampa, use um pano macio de microfibra umedecido com uma das soluções de limpeza listadas anteriormente ou use um lenço descartável. Ao limpar a tampa do computador, faça movimentos circulares para ajudar a remover sujeira e detritos.

Para evitar danos, retire o computador da tomada, não tente limpar o computador enquanto estiver ligado, não deixe que os líquidos pinguem entre as teclas e não use aspirador para limpar o teclado.