Hapvida e Novartis fecham projeto de inovação em saúde [1]
O Sistema Hapvida investe em pesquisa e inovação para que a população seja beneficiada com mais saúde e qualidade de vida. Com esse objetivo, a empresa firmou parceria com a Novartis, e criou o projeto ”Inovação para a vida”, desta forma, unindo forças em prol da inovação para a saúde no Brasil.
O projeto consiste em explorar parcerias em três grandes frentes: (i) inovação para melhorar a jornada de suporte ao paciente (ii) construção de bancos de dados para análise de vida real e (iii) potencial desenvolvimento de estudos clínicos. A parceria dá a possibilidade ao Sistema Hapvida de melhorar ainda mais seu serviço e suporte aos mais de 6,7 milhões de clientes em todo o Brasil. Os dados serão anonimizados, em respeito à privacidade e segurança dos pacientes e em total conformidade com a nova lei geral de proteção de dados.
Para Renato Carvalho, Presidente da Novartis Brasil, a parceria é muito importante para fomentar inovação junto ao sistema de saúde Brasileiro. “Projetos de inovação são fundamentais para gerar novas possibilidades para o sistema de saúde e pacientes no Brasil. Temos a visão de melhorar e estender a vida de nossos pacientes, e esse projeto nos ajuda centralmente nesta missão no Brasil. Esperamos em breve poder dividir os resultados desta parceria”.
De acordo com o presidente do Sistema Hapvida, Jorge Pinheiro, investir em pesquisa na área da saúde faz parte da missão da empresa. “Nosso interesse é que a medicina evolua em diversas formas de tratamento para fornecer a melhor saúde para a população. Esse acordo é uma continuidade da nossa política de inovação, como o Núcleo Técnico Operacional (NTO), um superlaboratório no estado de Pernambuco”, ressalta.
Inovação
O Sistema Hapvida já mantém investimentos na área de inovação em saúde. Juntamente com a Roche, empresa pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, anunciaram, em novembro de 2020, o funcionamento de um megalaboratório em Pernambuco, o Núcleo Técnico Operacional (NTO). A unidade tem capacidade para processar com eficiência cerca de 2,6 milhões de análises por mês. NTO é o primeiro projeto desta proporção da Roche fora da Europa.
O NTO é uma central inteligente de controle e gestão de produção e qualidade integrado com capacidade para processar com eficiência 95% dos exames realizados mensalmente pela rede - cerca de 2,6 milhões de análises por mês. O polo é o primeiro a levar inovação e automação laboratorial integrada deste porte ao Nordeste do país. Isso resulta em mais agilidade, controle e qualidade às análises, processamentos e logísticas de exames laboratoriais de atendimento do Sistema Hapvida.