Nossa história
História da Novartis
A Novartis foi criada em 1996 através da fusão da Ciba-Geigy e da Sandoz. A Novartis e suas empresas precursoras têm um passado de mais de 250 anos, com uma história rica no desenvolvimento de produtos inovadores. Nos primórdios da produção de corantes têxteis sintéticos, as empresas que se tornaram a Novartis se especializaram na produção de produtos químicos e, por fim, farmacêuticos.
A história da Novartis traça destinos convergentes de três empresas: a Geigy, uma empresa de produtos químicos e corantes fundada em Basileia, na Suíça, em meados do século 18; a Ciba, que começou produzindo corantes em 1859; e a Sandoz, uma empresa química também fundada na Basileia em 1886.
Essas empresas compartilhavam um traço em comum que permanece na Novartis: a paixão pelo desenvolvimento e comercialização de novos produtos que contribuem para o progresso humano, por meio de avanços na ciência e na saúde.
Construída nesta herança, a Novartis hoje concentra seus esforços em inovação para as necessidades não atendidas de pacientes no mundo todo.

Em 1758, Johan Rudolf Geigy-Gemuseus (1733-1793) fundou a empresa comercial J.R. Geigy em Basileia, na Suíça para a comercialização de “Materiais, Produtos Químicos, Corantes e Medicamentos Diversos.”

Em 1859, Alexander Clavel (1805-1873) retoma a produção de fucsina, um corante sintético, em sua fábrica de tingimento de seda na Basileia, Suíça.

A indústria química Kern & Sandoz é inaugurada na Basileia, Suíça, em 1886 pelo Dr. Alfred Kern (1850-1893) e Edouard Sandoz (1853-1928). Os primeiros corantes produzidos foram azul de alizarina e auramina.

Em 1900, Ciba produziu a primeira substância farmacêutica: Vioform, um antisséptico, e Salen, um agente antirreumático. A imagem mostra um pesquisador farmacêutico na Ciba em Basileia, Suíça em 1914.

Em 1917, o professor Arthur Stoll criou o departamento farmacêutico na Sandoz, e as pesquisas começaram.

O presidente da Geigy, Louis von Planta, e o presidente da Ciba, Robert Käppeli, apertam as mãos ao concluírem a fusão da Ciba-Geigy em 1970.

Em 1996, a fusão da Sandoz com a Ciba-Geisy deu origem a Novartis, uma das maiores companhias de cuidados com a saúde do mundo. Esta imagem, tirada em 3 de fevereiro de 1997, mostra o antigo logotipo sendo trocado na fábrica da Novartis St. Johann, na Basileia.

A Novartis unifica e reforça a sua rede mundial de pesquisa em 2002, criando o Instituto Novartis de Pesquisa Biomédica nos Estados Unidos, em Cambridge, Massachusetts.

A Novartis conclui uma série de transições que concentram as operações da companhia em três grandes divisões: Farmacêutica, Alcon (produtos oftalmológicos) e Sandoz (medicamentos genéricos).

A Novartis conclui uma série de transições que concentram as operações da companhia em três grandes divisões: Farmacêutica, Alcon (produtos oftalmológicos) e Sandoz (medicamentos genéricos).

Em 9 de abril de 2019, a Alcon se tornou uma empresa autônoma comercializada separadamente enquanto a Novartis fortalece o seu foco em medicamentos inovadores